Cronograma de atividades / apresentações

O XXIII Encontro Humboldt ocorrerá entre os dias 20 e  24 de setembro de 2021, na modalidade virtual. Florianópolis – Santa Catarina – Brasil

 

20.09

Seg.

21.09

Ter.

22.09

Quar.

23.09

Qnt.

24.09

Sex.

Horário:
13:30 – 15h

Apresentações das comunicações  Apresentações das comunicações  Apresentações das comunicações

Horário:

15h – 17h

Mesa de Abertura
(inscrições para participantes ouvintes)
Mesa especial 01:
Palestina Livre: Da limpeza étnica ao apartheid.(Ibrahim Alzeben; Ualid Rabah; Gilberto Conde)
Mesa especial 02: Colômbia-Brasil: ontem e hoje  Mesa especial 03:
O “novo” tempo do Brasil: O paradoxo da crise da representação!

Intervalo

Horário:
18h – 18:45 h

Lançamento de livro:
China – Desenvolvimento e Socialismo de Mercado
(Elias Jabbour)

Lançamento de livro:

A Geografia Neste agora e num certo Outrora
(Carlos Augusto F. Monteiro)

Lançamento de livro:

Brasil e Mundo no Início do Século XXI
(Armen Mamigonian, José M. Bastos, Kauê L. dos Santos, João Victor. M. Ramos)

 Lançamento de livro:
Estudios sobre la industria de la indumentaria en Argentina
(Andrés Matta / Jerónimo Montero Bressan).

 Lançamento de livro:

“Movilidad y pobreza (Sonia Vidal / Ana María Liberali).

“El imperialismo en tiempos de desorden mundial
(Esteban Mercatante)

Horário:

19h – 22h

 Mesa redonda 01:

A China e a Nova Economia do Projetamento

(Elias Jabbour; Alexis Dantos; Melissa Cambuhy)

 Mesa redonda 02:

Desenvolvimento econômico e investimentos externos da China

(Marta Luedemann; Mee-Joung Lee; Kauê Lopes dos Santos)

 Mesa redonda 03:

Transformações materiais recentes nos agronegócios chineses

(Carlos José Espíndola; Marlon Clóvis Medeiros; Fernando Sampaio; Ivo Raulino)

 Mesa redonda 04:

Oriente – Occidente: Geopolítica y pandemia

(Alfredo Argentino César Dachary; Stella Maris Arnaiz Burne; Fernanda César Arnaiz; Javier Ruiz Hermoso)

Mesa de encerramento

La cuestion China: algunas hipótesis sobre la geografía del capitalismo

(Omar Gejo, Alan Rebottaro, Gustavo Keegan y Matín Martinelli)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A transmissão do evento ocorrerá via canal do Youtube:
Canal: Centro de Estudios Alexander von Humboldt
Os certificados serão emitidos pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Sessão de abertura:

Data: (20/09) – 15:00 – 17:00h
Conferência de abertura

Participantes da mesa de abertura:

  • Prof. Dr. José Messias Bastos, é professor titular do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador Labeur/UFSC e diretor do IIR. Tem experiência em Geografia Econômica e Política, atuando nos temas de Formação sócio espacial, desenvolvimento econômico e social, infraestruturas de transportes.
  • Prof. Dr. Zeno Soares Crocetti, é professor pela Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) tem experiência na área de Geografia Econômica e Política, atuando nos seguintes temas: Gestão do Território, Formação Sócio Espacial;
  • Prof. Dr. Edson de Morais Machado, é pós doutorando PPGGeo UFSC e Professor Colaborador da Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Tem experiência na área de Geografia Econômica, concentrando atividades nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, infraestrutura portuária, desenvolvimento urbano e regional.
  • Nathan Belcavello de Oliveira, Centro de Estudios Alexander von Humboldt. É graduado em Geografia, tem experiência nas áreas de Geografia Urbana e de Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamentos urbano e territorial, geografia, globalização, espaço urbano, segregação espacial e mobilidade residencial.
  • Profa. Ana María Liberali, Centro de Estudios Alexander von Humboldt. É professora Licenciada em Geografia pela Universidade de Buenos Aires, onde é Professora da Cátedra de Geografia Econômica e Diretora do Projeto de Mobilidade e pobreza na área metropolitana de Buenos Aires.

Palestra de abertura:

Tema: Vida e obra de Ignácio Rangel, o decifrador do Brasil.
Palestrante:
Prof. Dr. José Messias Bastos (UFSC). Diretor do Instituto Ignácio Rangel (IIR).

 

___________________
Lançamento de livro 1:

Obra: China: Desenvolvimento e Socialismo de Mercado.
Autor: Elias Jabbour
Data: (20/09) – 18:00 – 18:45h

A obra a ser lançada aborda temas como as questões nacionais e camponesas na China, a ascensão chinesa e sua relação com a questão nacional brasileira, os investimentos em infraestruturas e a formação de uma economia continental, bem como uma análise histórica e estratégica das relações entre China e Estados Unidos. Busca, ainda, em linhas gerais, responder a questão sobre o modelo socialista de mercado.

 

___________________
Mesa Redonda 1:

Data: (20/09) – 19h- 21h – Segunda-feira

Tema: A China e a Nova Economia do Projetamento

Mesa 1 – Através da categoria de formação econômico-social, os autores buscam resgatar o pensamento de Ignácio Rangel e sua obra “Elementos de Economia do Projetamento” a fim de interpretar o sucesso econômico e o socialismo com características chinesas que emerge no país asiático, responsável pela gestação de um novo centro dinâmico mundial capaz de desafiar a hegemonia do imperialismo estadunidense.

Coordenador: Prof. Dr. José Messias Bastos, é professor titular do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador Labeur/UFSC e diretor do IIR. 

Palestrantes:

  • Prof. Dr. Elias Jabbour, é Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ. Tem experiência na área de Geografia e Economia atuando principalmente nos seguintes temas: China, Categorias de Transição ao Socialismo, Estratégias e Experiências Nacionais e Comparadas de Desenvolvimento;
  •  Prof. Dr. Alexis Dantas (FCE-UERJ); é professor Associado, e diretor em exercício, Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE-UERJ) e do programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGCE) da UERJ, onde também exerce a coordenação do Núcleo de Estudos das Américas (NUCLEAS).
  • Msc. Melissa Caroline Cambuhy, é doutoranda no PPGRI-UERJ e Mestre em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie . É pesquisadora do Núcleo de Estudos Brasil-China (FGV-Rio), do Instituto Ásia (UFPE), do grupo de pesquisa Formação Sócio Espacial: Progresso Técnico e Desenvolvimento Econômico (UFSC), e do Grupo de Estudo de Conflitos Internacionais (GECI, PUC-SP).

___________________

Mesa Especial 01:

Data: (21/09) – 15h- 17h – Terça-feira

Tema: Palestina Livre: Da limpeza étnica ao apartheid

Mesa Especial –

Coordenador:  Prof. Dr. Martín A. Martinelli, Universidad Nacional de Luján/CLACSO. Doutor em Ciências Sociais e Humanas. Co-coordenador do Grupo Especial “Palestina e América Latina” Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais CLACSO Membro do GT “Oriente Médio e América Latina” do CLACSO.

Palestrantes:

  • Ualid Rabah – Presidente da FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil.
  • Ibrahim Alzeben – embaixador do Estado da Palestina no Brasil.
  • Dr. Gilberto Conde, Centro de Estudios de Asia y África de El Colegio de México

___________________
Lançamento de livro 2:

Obra: A Geografia Neste agora e num certo Outrora
Autor:
Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro
Data: (21/09) – 18:00 – 18:45h

Carlos Augusto nos brinda com suas incursões iniciadas há mais de três décadas, quando passou a preencher uma lacuna ainda vaga e embrionária no Brasil, a união entre sua ciência mater, a Geografia, e o universo complexo e incomensurável da Cultura. Desse esforço de aproximar a Ciência e a Arte como um par indissociável e complementar,  nosso mestre-aprendiz, em um incessante ato dúplice, amplia as fronteiras da elaboração e da criação, como um salto dialético em vida que transpassa as barreiras da fundante escola de Climatologia Geográfica Brasileira para as fileiras ontológicas dos ser sertanejo profundamente nacional ligado às suas raízes culturais e regionais.

___________________
Mesa Redonda 2:

Data: (21/09) – 19h- 21h – Terça-feira

Tema: Desenvolvimento econômico e investimentos externos da China

Mesa 2 – Tendo como foco as mudanças recentes em evidência na China e nos territórios circunvizinhos, ou seja, no início do século XXI, a mesa irá discutir o envolvimento desse país na Geografia dos Investimentos Estrangeiros Direto, o crescimento e expansão da indústria automobilística chinesa, bem como elencar a China e a Coreia do Sul em uma mudança paradigmática da cadeia de valor do Leste da Ásia.

Coordenadora: Prof. Dra. Isa de Oliveira Rocha (UDESC).

Palestrantes:

  • Prof. Dra. Marta Luedemann; é professora do IGDEMA da UFAL, em Maceió (AL). Tem experiência na área de Geografia Econômica, atuando nos seguintes temas: toyotismo, indústria automobilística, neoliberalismo, reestruturação produtiva e organização do espaço industrial;;
  • Prof. Dra. Mee-Joung Lee, professora de pesquisa do  Institute of Latin American Studies (ILAS) of Hankuk University of Foreign Studies(HUFS) (Coreia do Sul);
  • Prof. Dr. Kauê Lopes dos Santos, atualmente trabalha como pesquisador de Pós Doutorado no IEE-USP, e desenvolve pesquisa entorno de temas associados aos territórios do Sul Global (em especial na África ao Sul do Saara e na América Latina).

___________________

Mesa Especial 02:

Data: (22/09) – 15h- 17h – Quarta-feira
Tema: Colômbia-Brasil: ontem e hoje
Coordenador: Prof. Dr. José Messias Bastos, é professor titular do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador Labeur/UFSC e diretor do IIR.

Palestrantes:

  • Héctor Galeano David – PhD c en ciencias sociales – magister en resolución de conflictos y mediación – internacionalista – investigador de la Corporación Cultura y Desarrollo.Universidad del Norte (Colombia), Barranquilla (Uninorte)
  • Msc. João Victor Moré Ramos, é Doutorando no Programa de Pós Graduação em Geografia pela UFSC. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica e Social, atuando nos seguintes temas: transformações regionais na América Latina; relações entre Estado e Sociedade Civil; Classes Sociais; Territórios e Planejamento; Desenvolvimento Econômico; Geopolítica.

___________________
Lançamento de livro 3:

Obra: Brasil e Mundo no Início do Século XXI
Organizadores:
Armen Mamigonian, José M. Bastos, Kauê L. dos Santos, João Victor. M. Ramos
Data: (22/09) – 18:00 – 18:45h

O livro reúne artigos que procuram fazer pontes entre o nacional e o mundial e vice-versa. Aborda o estudo da produção de tecnologia avançada e o registro de patentes, sistema ferroviário, as agroindústrias da soja e das carnes, a indústria automobilística, siderurgia mundial e brasileira. Há outro conjunto de estudos de nações, como a Argentina, a China e os Estados Unidos, todos partindo da noção de formação econômica e social. O enfoque sobre o Brasil também mereceu vários artigos. Todos procuram analisar experiências da luta entre soberanias nacionais, maiores ou menores, frente à força do imperialismo, hoje basicamente estadunidense, num mundo polarizado entre o socialismo em expansão e o capitalismo em decadência.

___________________
Mesa Redonda 3:

Data: (22/09) – 19h- 21h – Quarta-feira

Tema: Transformações materiais recentes nos agronegócios chineses

Mesa 3 – As reformas implantadas na estrutura agropecuária chinesa, no final dos anos de 1970, visando o desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção, promoveram profundas transformações econômicas e sociais na formação sócio espacial chinesa. Tratou-se da implementação, por parte do Estado, de uma série de medidas político-institucionais. Assim sendo, o objetivo geral desta mesa é apresentar as transformações materiais nos agronegócios chineses.

Coordenador: Dr. Roberto Cesar Cunha, possui doutorado em Geografia pelo PPGGeo da UFSC, onde desenvolve pesquisa de pós-doutoramento na temática  “A cadeia produtiva da soja e o Comércio Exterior: o papel da China e a importância da taxa de câmbio”.

Palestrantes:

  • Prof. Dr. Carlos José Espíndola, é professor titular da (UFSC) (Departamento de Geociências) Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: agroindústrias, desenvolvimento regional e urbano, competitividade, geografia e agronegócio;
  • Prof. Dr. Ivo Raulino, é mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutor (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2008). Atuou como professor da Fundação Universidade Regional de Blumenau e da Universidade do Vale do Itajaí.
  • Prof. Dr. Marlon Clóvis Medeiros, é professor adjunto da UNIOESTE-Francisco Beltrão. Tem experiência na área de Geografia Econômica, concentrando atividades nos seguintes temas: desenvolvimento econômico e setores produtivos, modernização da agricultura;
  • Prof. Dr. Fernando Sampaio, Possui graduação em Geografia e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha). É professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia econômica, agricultura, acumulação de capital, citricultura e complexo agroindustrial.

___________________
Mesa Especial 03:

Data: (23/09) – 15h- 17h – Quinta-feira

Tema: O “novo” tempo do Brasil: O paradoxo da crise da representação!

Mesa Especial – Esse debate objetiva abrir espaço para discussão da política de conciliação de classes, da crise de representação, uma oportunidade para interpretar a mudança histórica e pensar novas estratégias de combate às elites, pensar uma saída histórica para um Projeto Nacional Desenvolvimentista.

Coordenador:  Prof. Dr. Zeno Soares Crocetti, Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) tem experiência na área de Geografia Econômica e Política, atuando nos seguintes temas: Gestão do Território, Formação Sócio Espacial;

Palestrantes:

  • Prof. Dr. Paulo de Tarso Presgrave Leite Soares (USP); é Economista (1971) pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia (FCE/UFBa), mestre e doutor pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São (FEA/USP). É professor no Departamento de Economia da FEA/USP.
  • Prof. Dr. Ricardo Costa de Oliveira (UFPR), é Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Paraná. Possui Mestrado em desenvolvimento urbano pela Universidade de Londres (1988) e Doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP (2000). Atua nos seguintes temas: política paranaense, poder político, nepotismo, instituições, famílias, estruturas de parentesco e poder legislativo.

___________________
Lançamento de livro 4:

Obra: Estudios sobre la industria de la indumentaria en Argentina
Autores:
 Andrés Matta / Jerónimo Montero Bressan
Data: (23/09) – 18:00 – 18:45h

La industria de la indumentaria constituye una actividad emblemática en el mundo y en nuestro país. Junto a la industria textil, a la que se halla productiva e históricamente vinculada, ha sido simultánea-mente una de las fundantes de la revolución tecnológica y económica, operada en Europa en el S. XIX, y un símbolo de las luchas obreras como la de aquel 8 de marzo de 1857. En Argentina, la industria de confección es además, un emble¬ma de los problemas estructurales de la industria nacional y tam¬bién del ascenso y el fracaso de las políticas públicas en cada uno de sus recurrentes ciclos económicos. Esta obra es la primera que compila la producción académica de expertos sobre el tema en el país. Es además una invitación a trascender las perspectivas de corto plazo para reflexionar sobre distintas dimensiones y problemá¬ticas estructurales que atraviesan al desarrollo industrial argentino.

___________________
Mesa Redonda 4:

Data: (23/09) – 19h- 21h – Quinta-feira

Tema: Oriente – Occidente: Geopolítica y pandemia

Mesa 4 –  Hoje, em meio à disputa pela hegemonia mundial, é necessário analisar como foi construída a narrativa Leste-Oeste, como ela ocorreu no século XX e sua nova faceta atual de enfrentamento científico e tecnológico em meio a uma pandemia, na qual a visão de uma guerra fria tenta se prolongar em face do desenvolvimento da China, Índia e novos países emergentes.

Coordenadora: Profa. Ana María Liberali, Licenciada em Geografia pela Universidade de Buenos Aires, onde é Professora da Cátedra de Geografia Econômica e Diretora do Projeto de Mobilidade e pobreza na área metropolitana de Buenos Aires.

Palestrantes:

  • Dr. Alfredo Argentino César Dachary. CUC. Universidad de Guadalajara. México.
  • Dra. Stella Maris Arnaiz Burne. CUC. Universidad de Guadalajara. México.
  • Dra. Fernanda César Arnaiz. CUC. Universidad de Guadalajara. México.
  • Dr. F. Javier Ruiz Hermoso. Universidad Anáhuac – Puebla. México.

___________________
Lançamento de livro 5:

Obra: Movilidad y pobreza: Otras miradas sobre las marginaciones sociales y la planificación territorial
Compiladoras (orgs): Sonia Vidal-Koppmann y Ana María Liberali
Data: (24/09) – 18:00 – 18:45h

“Movilidad y Pobreza” ha sido la temática que nos ha convocado a investigar, ahondando sobre sus especificidades en la Región Metropolitana de Buenos Aires. Pero esta problemática le es común a toda América Latina, que se caracteriza por un desarrollo geográfico desigual a lo largo de toda su extensión. Por eso, en esta oportunidad, hemos incluido otros casos que responden a la misma lógica. El acceso a los lugares donde sea necesario conectarse es un factor decisivo a la hora de considerar igualdad de oportunidades en relación con la accesibilidad tanto a puestos de trabajo como al derecho a la salud y a la educación, pero la sola cercanía física a las vías de comunicación no necesariamente implica una aceptable posición geográfica y mucho menos, un buen sitio donde puedan satisfacerse las necesidades básicas.

Obra: El imperialismo en tiempos de desorden mundial.
Autor: Esteban Mercatante
Data: (24/09) – 18:00 – 18:45h

Reúne artículos y diálogos del autor con reconocidos marxistas. La selección aborda la configuración de las relaciones de poder en el sistema capitalista mundial y las principales transformaciones durante las últimas décadas. El libro se organiza en tres partes: 1) discute los efectos que ha tenido la internacionalización productiva, el aspecto más novedoso de la llamada globalización; 2) cuál es el alcance del retroceso del poderío del imperialismo estadounidense; 3) se plantea el interrogante sobre el desafío que suscita China respecto de las relaciones de dominio imperantes. El libro espera contribuir al estudio crítico de las principales transformaciones del imperialismo en el siglo XXI.

___________________
Mesa Redonda 5 – Encerramento:

Data: (24/09) – 19h- 21h  – Sexta-feira

Tema: La cuestion China: algunas hipótesis sobre la geografía del capitalismo

Mesa 5 –

Coordenador: 

Palestrante:

  • Prof. Omar Horacio Gejo, é Licenciado em Geografia pela Universidade de Buenos Aires (Argentina). Professor pesquisador na UNMP e UNLu. Diretor do Centro Humboldt.
  • Prof. Dr. Martín A. Martinelli, Universidad Nacional de Luján/CLACSO. Doutor em Ciências Sociais e Humanas. Co-coordenador do Grupo Especial “Palestina e América Latina” Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais CLACSO Membro do GT “Oriente Médio e América Latina” do CLACSO.
  • Alan Rebottaro; membro do Centro de Estudos Alexander von Humboldt. Universidade Nacional de Luján Departamento de Ciências Sociais – Grupo de Estudos sobre Geografia Económica e Comercio Internacional
  • Gustavo Keegan; membro do Centro de Estudos Alexander von Humboldt. Universidade Nacional de Luján Departamento de Ciências Sociais – Grupo de Estudos sobre Geografia Económica e Comercio Internacional.